Como está o mercado de trabalho para Engenheiro civil em Fortaleza CE?

Com a crise que o país estava passando recentemente inúmeras pessoas ficaram desempregadas. Para os engenheiros, que até pouco tempo atrás podiam escolher onde trabalhar e eram disputados pelas empresas, hoje estão tendo dificuldades para se realocarem no mercado de trabalho para engenheiro civil em fortaleza.

Apesar da crise, a cidade de Fortaleza está retomando suas oportunidades aos poucos. O cenário de antigamente era diferente, faltava profissionais no mercado, o que fez com que muitas pessoas iniciassem o curso. Hoje, com o diploma na mão, os graduados se veem numa situação embaraçosa, onde há mais candidatos do que vagas.

Chegar ao final tão esperado do curso e se deparar com os efeitos da recessão foi como receber um balde de água fria. Em 2014 foram demitidos mais engenheiros do que contratados e muitas obras foram canceladas ou paradas. Porém, ultimamente o mercado vem dando uma aquecida.

Crescimento do mercado de trabalho para Engenheiro civil em Fortaleza

Apesar dessa época ruim, as previsões pata 2018 são mais animadoras. O mercado precisa das decisões do governo para conseguir reagir, pois não há muitas pessoas comprando imóveis, os juros estão aumentando e o crédito está restrito. Tudo isso influencia no mercado de trabalho para Engenheiro civil. 

Existem muitos sites que disponibilizam a divulgação de vagas de Engenheiro civil com objetivo de conectar os profissionais com as empresas que estão contratando. Ao reunir todas as oportunidades em um banco de dados, é mais fácil você visualizar qual vaga se encaixa melhor no seu perfil e é mais compatível com você.

Geralmente os requisitos básicos para contratar são a graduação em engenharia civil e o registro no conselho regional de engenharia CREA. Para alguns cargos é necessário ter uma certa experiência. Procure fazer curso e especificações, eles são muito valiosos para você se destacar no mercado de trabalho para Engenheiro civil em Fortaleza.

Como se realocar no mercado de trabalho para Engenheiro civil em Fortaleza?

Se você é um engenheiro civil recém formado ou está desempregado e quer voltar a fazer parte do mercado de trabalho, você deve ficar atento as novidades tecnológicas que estão surgindo para aperfeiçoar a indústria da construção civil.

Como o mercado ainda não está fácil, você deve fazer o possível para de destacar nele. A disputa está acirrada, então qualquer pequena vantagem pode fazer toda diferença. Se você está sempre atualizado e disposto a realizar várias inovações, isso contribuirá para ser melhor visto e reconhecido pelos contratantes.

As novas tecnologias lançadas favorecem o mercado de trabalho para Engenheiro civil em Fortaleza, de forma a retomar o crescimento. Investir em ideias novas pode atrair muitas pessoas que querem conceitos inovadores. Algumas delas são:

  • Concreto sustentável

A sustentabilidade está aliada as novas tendências que os engenheiros devem seguir. O concreto sustentável vem cada vez mais sendo utilizado. Ele é produzido a partir de sobras de outras construções e resíduos de matérias e é tão eficaz quanto o normal. Porém com uma redução significativa de poluição e do desperdício.

  • Tijolos ecológicos

Da mesma maneira que o concreto sustentável, os tijolos ecológicos vêm ganhando seu espaço. O mundo está buscando formas de realizar tudo com mais sustentabilidade e proteção ambiental. Os tijolos ecológicos são econômicos, inovadores e possuem um assentamento bem mais pratico.

Melhores oportunidades em Engenharia Civil

O engenheiro civil é responsável por inúmeras atividades como, por exemplo: construir, calcular, supervisionar e gerenciar equipes, elaborar orçamentos e relatórios, efetuar vistorias, emitir laudos técnicos projetar, etc. Tem um grande leque de oportunidades a serem exploradas.

Como tem muitas áreas a seguir, primeiramente você deve identificar quais servem para você. O perfil que vem ganhando destaque agora e ganhando mais segmentos é o de engenheiro civil consultivo e integrado ao negócio.

Isso acontece porque o agora está sendo adotado um modelo que visa a máxima produtividade utilizando o menor volume de recursos possíveis. Ou seja, o engenheiro que tiver maior habilidade e técnicas de conseguir isso, vai conseguir maior destaque no mercado.  .

De acordo com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará, o CREA-CE existe um déficit de engenheiros a ser suprido nos setores de projetos e obras. É esperado que até 2020 sejam geradas 600 mil vagas de emprego nessa área.

A crise acabou?

Infelizmente não. Ainda existem milhares de engenheiros que não estão empregados, principalmente os recém-formados. E o que mais preocupa os engenheiros que já estão empregados é o fato de que a empresa pode demiti-los para contratar funcionários mais baratos, uma vez que ainda tem muita gente querendo trabalhar, mas se sujeitando a salários menores que o piso.

O mercado de trabalho para Engenheiro civil em Fortaleza tende a melhorar em 2018. Por isso, procure ficar atento em todas as vagas e se cadastre em sites para não ficar de fora de nenhuma oportunidade.

Conheça a Seleção Engenharia.

A Seleção Engenharia é uma Plataforma que conecta profissionais e empresas de Engenharia. Dentro da Plataforma os profissionais em busca de recolocação profissional encontram ofertas de emprego para Engenheiro Civil e outras áreas de Engenharia.

Viste p site: https://selecaoengenharia.com.br